Nekomura Iroha


Nekomura Iroha é uma VOCALOID japonesa surgida de uma colaboração entre a Sanrio e a AH-Software.

História

Originalmente, Nekomura Iroha é uma personagem da franquia Hello to Issho! (Junto com Hello Kitty!). Essa franquia é uma série de personagens criados por ilustradores famosos do Japão com a temática da Hello Kitty. Cada ilustrador convidado pela Sanrio desenha uma “Kittyer”, essa Kittyer entra para o grupo de Kittyers e promove a Hello Kitty sendo uma embaixatriz Hello Kitty. Iroha é a primeira Kittyer a ser publicada, ela é ilustrada pelo Okama e é a principal membro do grupo de Kittyers.
Em outubro de 2010 a Sanrio e a AHS anunciaram que estariam promovendo uma colaboração para criar um VOCALOID baseado em uma das Kittyers. Como na época não houveram tantas informações, muitas pessoas foram levadas a pensar que a VOCALOID seria a Kittyer chamada Rio, criada pelo KEI, mesmo ilustrador dos Cryptonloids.
Essa confusão foi desfeita quando a AHS anunciou que a Vocaloid seria a primeira Kittyer, Nekomura Iroha.

Hello Kitty to Issho!

Por ser uma personagem da Hello Kitty, Nekomura Iroha tem uma história especial que conta como ela ganhou o título de Platinum Kitty. O texto a seguir é uma tradução do texto integral do site http://www.with-kitty.com/  eita por Mini e por Archieve MK.

Um dia, havia uma garota parada na frente de uma calçada. A garota usava um rabo de cavalo e tinha olhos bem redondos, ela carregava uma bolsa redonda de viagem e um guarda-chuva da Hello Kitty. A menina pegou o guarda-chuva e colocou embaixo do braço, pegou seu telefone e olhou para a tela, uma tela da Hello Kitty obviamente, no canto superior da tela o relógio marcava 9h52 AM.
“Ah! Porque eu tive que dormir tanto e estar tão atrasada?”
Olhando para a unha dela dava para ver uma nail-art da Hello Kitty. Ela provavelmente ficou até tarde da noite pra fazer essa unha do jeito tão bonito que ficou, ficou bem lindo, mas ela acordou tarde por causa disso.
A mãe dela fez uma maquiagem rapidamente, mas ela chegou lá na esquina tão suada que não havia muita maquiagem de sobra no rosto dela.
“Vamos sinal! Abre logo” A garota fixou o olhar no sinal vermelho que nunca mudava de cor.
Hoje era um dia muito especial para ela. Havia uma audição que ela sonhava em participar desde que era pequena, a audição para se tornar uma Platinum Kitty.
Ela ficou muito feliz quando recebeu as cartas dizendo que ela havia passado nos testes, e daquele momento até o dia de ontem ela ficava em frente ao espelho escolhendo as roupas que usaria e que tipo de maquiagem escolheria para aquele dia. Ela pediu para a mãe dela que a ensinasse a usar maquiagem e arrumar o cabelo, ela também praticou sua dança todo dia sem faltas.
E é por isso que quando as luzes do sinal ficaram verdes ela correu. O local estava só há alguns metros e ela não poderia estar mais atrasada. Ela chegou às 9h55 ao elevador, mas quando ela chegou lá o elevador havia recém subido e não havia mais tempo para esperar.
“Se eu me apressar nas escadas, talvez eu ainda tenha uma chance!”
Ela agarrou seu guarda-chuva e se arremessou escada acima, pulando de degrau em degrau. Assim que ela chegou no andar de destino, havia um homem fechando a porta.
“ESPERA!! Eu sou uma participante!”
Ela correu até ele e entregou a documentação, o homem pegou da mão dela e disse:
“Ah! Você é a número 50, nós estavamos quase fechando.”
“Desculpe! Estou atrasada” Ela respondeu quase sem respirar. Ela o cumprimentou e sorriu.
“Ali é a sala dos participantes” Ele a guiou até lá “Agora se apresse e se arrume.”
“Obrigada!”
A menina foi até a sala e viu todas as participantes de todas as partes do mundo, todas reunidas aqui na esperança de se tornar Platinum Kitty. Ela ficou muito nervosa, óbvio que todas as meninas ali tinha um alto senso fashion e todas eram muito bonitas. Algumas das meninas estavam na frente do espelho ajeitando seu visual.
“Eu vou ficar bem com isso?”
A garota estava com medo. Ela pegou sua túnica, mas a menina que ela viu em frente ao espelho poderia ser encontrada em qualquer lugar. Ela não conseguia nem sorrir como havia praticado. Ela viu todas as meninas brilhando tão intensamente com seu brilho interno que chegou a pensar que seu próprio brilho interno não conseguiria brilhar mais forte.
“Mesmo se eu tentar assim, as pessoas vão rir de mim, eu devo mesmo tentar? Talvez seja melhor desistir.”
Ela estava triste e feliz ao mesmo tempo, ela olhou para baixo e viu a bolsa de mão que a mãe dela usava quando era mais jovem, o design da bolsa não era mais fabricado.
Na noite anterior, enquanto ela estava se preparando para o concurso, sua mãe foi até seu quarto e entregou a bolsa de mão para ela, a mãe disse que era uma espécie de amuleto.
“Eu sei que você disse que era um amuleto, mas desculpe mãe.” Disse quase sem forças.
Assim que ela pegou a bolsa de mão ela se lembrou do que a mãe dela disse:
“Quando você estiver numa situação muito difícil, abra essa bolsa.”
É claro que ela tentou abrir a bolsa a caminho daqui, mas algo mágico aconteceu naquela hora, ela não conseguiu abrir a bolsa.
“Talvez agora que eu estou confusa e com problemas essa bolsa abra?” Ela sussurrou e sentou na frente da bolsa.
Ansiosamente, ela colocou a mão no zipper e tentou abrir, noutrora a bolsa se recusava a abrir, como se estivesse emperrada, mas agora abriu na primeira tentativa. Dentro dela havia presilhas da Hello Kitty junto com outros acessórios da Hello Kitty, tudo do tempo que a mãe dela era criança, mas hoje eram acessórios raros e quase ninguém os tinha.
“Uau! Que legal!” Ela gritou de alegria e começou a vasculhar a bolsa em busca de mais coisas. Ela achou uma carta com uma estampa da Hello Kitty nela.
“O que é isso?”
Era uma carta da mãe dela.
Esses acessórios foram os acessórios que eu usei quando fui escolhida Platinum Kitty, se você não se perder e ser a menina que eu conheço tenho certeza que você conseguirá fazer seu caminho! Boa sorte.O coração da garota bateu mais forte ao ver a carta muito bem escrita a mão pela mãe.
“Ser eu mesma…” Ela se lembrou do primeiro contato que teve com a Hello Kitty. Era uma Hello Kitty de pelúcia que a mãe tinha. A Hello Kitty de pelúcia tinha uma cara tão fofinha e no segundo que ela a viu a menina caiu de amores pela Hello Kitty.
Quando sua mãe viu o amor da filha pela Hello Kitty ela disse “Estou feliz que você goste da Hello Kitty também.” e sorriu alegremente.
Dentro da bolsa haviam muitas bonecas da Hello Kitty que passaram de mãe para filha, atravessando gerações. Havia uma boneca com um lano monocromático e um nariz preto, outra com um acessório de cabelo floral, uma mais velinha com um vestido preto. Mas de todos os designs, seu favorito era o primeiro design, com um laço vermelho, vestido azul com bolinhas amarelas, tinha um ar americano, mas de uma certa forma, ver a boneca deu forças a ela.
“Sim! Essa presilha e esse laço! Agora sim” Ela pegou os acessórios que a mãe usava sabendo exatamente que tudo iria ficar bem.
Depois de algumas horas esperando no salão, lá estava ela, sob os holofotes. Os acessórios que estavam na bolsa de mão agora estavam nela, um virou um cinto, o menor virou uma gravatinha, ela transformou o lenço num laço de cabelo parecido com o da Hello Kitty. O visual dela estava 100% com sua sombrinha e sua bolsa de mão.
Ela fez a combinação perfeita entre o novo e o velho visual.
Ela tentava se acalmar enquanto anunciavam os resultados.
“E a Platinum Kitty desse ano é…”
Ela não conseguiu ouvir o nome da vencedora pois as vozes ao seu redor tornavam impossível de escutar. “É você!” Uma menina disse.
“O que?? Sou eu? Sou eu de verdade?”
Ela estava assustada e fora da realidade, ela só voltou a si quando o apresentador disse:
“De mãe para filha, sonhos e esperanças que quebram as barreiras do tempo e respeitam o carinho pela marca. O conceito que ela criou é o conceito que a Hello Kitty quer mostrar.”
A garota agora estava sorrindo sob os holofotes. Hello Kitty é uma marca espetacular.
Fim.

Merchandising

Iroha por ser um mascote da Sanrio possui algumas figures e aparições em games e vários materiais relacionados a franquia Hello Kitty to Issho!. Ela também já possui duas figuras comerciais e participações nos dois jogos de PSP da franquia. Como Vocaloid, Iroha consegue vender relativamente bem CDs e pôsters de sua personagem, embora ainda em círculos mais desconhecidos.


Demos Oficiais
Iroha teve duas demos, “Clepsydra” e “Tsubasa“. Ambas continuam online no site da AHS mas sem vídeos em seu canal oficial no youtube. No entanto há um vídeos de especial de Natal com uma música da Iroha do natal de 2011.




Utilização Musical

O banco de voz produzido para Nekomura Iroha tem sido aclamado por grande maioria do fandom como um dos mais fáceis de serem utilizados. Ela possui boas notas altas, graves e médias e consegue se manter estável e realista com poucas edições, no geral sua voz tem sido mais utilizada para Rock, Folk e Jazz, mas muitos musicistas também compõem pop e outros ritmos musicais com a voz dela.
Poucos bugs foram encontrados no voicebank dela e até mesmo a versão trial fornecida inicialmente pela AHS não demonstra tantas diferenças entre a versão final. Muitos usuários consideram Iroha drasticamente mais fácil de mexer que todos os VOCALOIDs anteriores.


Curiosidades

- Iroha possui duas datas de aniversário, uma segundo sua biografia do site da Hello Kitty, em 14 de Maio e a outra marca o lançamento de sua versão Vocaloid em 22 de Outubro.
- Acredita-se que a provedora de voz de Nekomura Iroha seja a Nico Singer Kyonosuke. Kyonosuke nega a relação entre ela e Nekomura Iroha, AHS e sanrio não se pronunciaram sobre o assunto.


Images 


Comentários